quarta-feira, 17 de junho de 2015

Blitz para saber como anda a qualidade da merenda nas escolas da Baixada


A Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai visitar escolas da Baixada fluminense para verificar a qualidade da merenda oferecida nas unidades de ensino da rede pública estadual. O anúncio foi feito pela presidente da comissão, deputada Lucinha (PSDB), nesta terça-feira (16/06), durante audiência pública na Alerj. “Ainda este mês, vamos dar início às vistorias. A comissão irá acompanhada de uma nutricionista e vai verificar a qualidade do alimento que está sendo oferecido, o valor nutricional das refeições e, analisar também a estrutura física dos prédios”, disse a parlamentar. De acordo com a diretora Regional Pedagógica da Coordenadoria Regional Metropolitana VII, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Denise Oliveira, houve, desde 2011, uma mudança no cardápio e uma melhora na merenda que causaram impacto na aprendizagem. “Temos verificado a diminuição nas taxas de evasão escolar. Os alunos têm participado mais efetivamente das aulas”, afirmou Denise. Segundo a coordenadora, o cardápio é diferenciado e elaborado por nutricionistas da rede. “Há um cuidado com o aluno. Na maioria das escolas, o próprio estudante se serve”, relatou. A Coordenadoria Regional Metropolitana VII atende 83.334 alunos em 105 escolas nos municípios de Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti. Segundo Denise, é a região de maior concentração de alunos no Estado. “A Baixada é uma região onde as pessoas ainda apresentam alguma dificuldade de aprendizado. A alimentação na escola faz toda a diferença para essas famílias. Por isso, a escola faz esse papel, o que tem um impacto muito forte no resultado efetivo do aluno em sala de aula”, afirmou. O valor destinado à merenda escolar no Estado é de R$ 0,76 por aluno, sendo R$ 0,46 subsidiados pelo Governo do Rio e R$ 0,30, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2014, o repasse da Seeduc foi de aproximadamente R$ 133 milhões para as escolas da rede estadual. Os deputados Waguinho e Danielle Guerreiro, ambos do PMDB, também participaram da reunião.


Fonte ALERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário