O prazo para obrigatoriedade de uso do extintor do tipo ABC
nos automóveis será prorrogado por mais 90 dias, informou o Ministério das
Cidades. O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de
julho, mas a pasta pediu que Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)
alterasse a data.
O
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve publicar nova resolução para
definir a partir de que dia a exigência passará a valer. A multa pela falta do
extintor começaria em 1º de janeiro deste ano, mas o Denatran adiou para abril
e, posteriormente, para 1º de julho.
Quando a obrigatoriedade entrar em vigor, circular sem o
extintor do tipo ABC será infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na
carteira de habilitação. O equipamento deverá ser usado em automóveis de
passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e
triciclo automotor de cabine fechada.
O extintor ABC apaga incêndios em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substituiu o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos óleo, gasolina e álcool, materiais também recomendados para o ABC.

Nenhum comentário:
Postar um comentário